No dia 01 de Fevereiro de 2022, deu-se início às aulas na Rede Municipal de Ensino, em São José da Laje/AL. O Novo modelo de ensino (Presencial Integral Reduzido) visa a atender os alunos integralmente nos espaços das salas de aula, com tempos reduzidos. A título de exemplo, uma aula que teria duração de 50 minutos foi reduzida para 35 minutos. Essa organização ocorreu para minimizar o contágio e os impactos causados pela pandemia da Covid-19.

Com o objetivo de elevar os níveis de conhecimentos, ações voltadas ao aperfeiçoamento da proficiência leitora e matemática estão sendo trabalhadas. De acordo com dados da Secretaria de Educação, um dos maiores desafios é o de recuperar e corrigir os déficits de aprendizagem dos discentes, pois, com a chegada da Pandemia, alguns alunos ficaram desmotivados para estudar no formato remoto. Assim, após o elevado índice de vacinação, em nosso município, buscaram-se formas de atrair os/as estudantes novamente, aos espaços das salas de aula, na consideração de todos os protocolos sanitários exigidos propagados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Inicialmente, ao chegar às escolas, os/as estudantes têm sua temperatura aferida e as mãos higienizadas com álcool em gel, sendo obrigatório o uso de máscaras. Além disso, eles foram orientados a não compartilharem objetos de uso pessoal, como copos, talheres e garrafinhas. Com isso, os alunos que estiverem com sintomas gripais deverão informar às instituições de ensino e permanecer em casa, por questões de segurança.
Desse modo, a Portaria SMED N.002/2022 estabelece diretrizes de gestão escolar e diretrizes pedagógicas operacionais para a organização e o funcionamento do ano letivo de 2022 nas unidades de ensino da Rede Pública Municipal de São José da Laje. Sob esse prisma, algumas práticas foram adotadas para este ano, a saber: a) mapear as habilidades trabalhadas e pendentes de 2021; b) realizar avaliações diagnósticas e formativas, c) desenvolver estratégias de recuperação contínua e processual a fim de sanar os déficits de aprendizagem, entre outras.
Na segunda semana de aulas, (07/02 a 11/02), a Diretoria do Departamento Geral de Ensino – DDGE forneceu todo o suporte necessário aos coordenadores da rede, para início das aplicações diagnósticas. Nesse sentido, busca-se avaliar quais são as maiores dificuldades dos alunos e quais estratégias deverão ser adotadas para superá-las no decorrer do ano letivo.
A Secretária de Educação, Glaudes Souza, alega estar ciente dos prejuízos advindos da pandemia, e reforça que as escolas irão focar também em projetos que trabalhem o lado socioemocional dos estudantes. Ademais, faz-se necessário um trabalho contínuo de recuperação dos currículos e de formação continuada dos profissionais da educação.
#educaçãocampeã
#otrabalhocontinua

Previous slide
Next slide
Categorias: SMED

plugins premium WordPress