As Escolas Campesinas estão localizadas na zona rural de São José da Laje e são compostas por 16 escolas situadas nas comunidades de Caruru, Santa Fé, Espalhado, Cruz Verde, Cavunga, Usina Serra Grande, Bananeira, Rio Verde, Valparaízo, Patos, Taquara, Pau D’ Arco, Boa Vista, Granjeiro, Campos e Riacho Seco. Pertencentes ao Sistema de Ensino Municipal, são mantidas pela Prefeitura Municipal e subordinadas técnica e administrativamente à Secretaria Municipal de Educação -SMED.
Temos como objetivo desenvolver nas Escolas do Campo uma educação que contribua para a constante melhoria das condições educativas, tendo como meta assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos, com a função de garantir um ambiente de responsabilização social, individual, participativo, criativo, inovador e de respeito ao próximo. As práticas pedagógicas acontecem segundo a realidade na qual os alunos estão inseridos, levando-se em consideração sua vivência e seus costumes presentes na comunidade da qual fazem parte. Visamos promover o uso de metodologias mais atrativas e ativas, por meio das quais os alunos sejam protagonistas, realizando atividades educativas que os envolvam como construtores e condutores do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.
As Escolas Campesinas têm sido contempladas pelos Programas: Escola Conectada (vem ajudar as escolas a terem acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica); Tempo de Aprender (é um Programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país.); Volta ao Novo ( Esse Programa propicia apoio e acolhimento aos professores e estudantes do Brasil, no planejamento para a retomada das aulas presenciais, por meio de diálogos formativos e conteúdo, vinculados ao desenvolvimento das competências socioemocionais e Escola 10 (é um pacto pela educação do Estado, integrando as redes estadual e municipais de ensino).
No ano de 2017, duas das nossas escolas participaram da avaliação PROVA BRASIL/ SAEB e obtivemos o resultado no IDEB 4.4 na Escola Municipal Mundo Encantado e 4.7 na Escola Municipal Dona Clara Camarão.