Em mais uma ação socioeducacional e inclusiva, esta Secretaria Municipal da Educação oferece o curso Introdução à Libras Aplicada à Educação Inclusiva para os/as nossos/as docentes da Rede de Ensino de São José da Laje. Certamente, o curso representa um grande ganho em nossa Educação Campeã para todos/as os/as lajenses.
A necessidade desse curso é almejada desde a publicação da Lei n.10.436/2002, a conhecida Lei de Libras, pois a Língua Brasileira de Sinais passa a ser, desde então, obrigatória ao atendimento à comunidade surda nos contextos de ensino públicos e privados brasileiros. Passados esses 20 anos, é urgente, portanto, que reconheçamos a importância de o/a professor/a, atuante na Educação Básica, entrar em contato com a nossa segunda língua oficial brasileira e, por isso, por meio de um curso introdutório de comunicação acessível, traçamos uma proposta, cujos objetivos se prestem ao contato com princípios ligados a uma educação inclusiva voltada à pessoa surda.
Para tanto, a SMED/Laje preparou, com muito comprometimento socioeducacional, junto às docentes ministrantes, um curso presencial e gratuito de 20 semanas, tendo dois dias para o atendimento: segundas e terças-feiras, de modo que as 50 vagas serão distribuídas em 2 turmas, sendo 2h/a para cada um desses dias (das 19h às 21h). As aulas serão ministradas pelas professoras especialistas Dayse Francieli (SMED/Laje) e Edilene Santos (SMED/Laje). Os momentos de formação ocorrerão no Centro de Formação Profa. Marta Arruda, com início das aulas no dia 14 de maio de 2024 (terça-feira).
As vagas oferecidas são limitadas e, para esse momento, esta SMED/Laje privilegiou o público de professores/as efetivos/as e contratados/as de nossa Rede de Ensino. Salientamos, também, que os/as primeiros inscritos/as terão a garantia das vagas, podendo, neste caso, as inscrições excedentes entrarem numa lista de espera para, ainda, esse primeiro momento ou para um próximo momento de oferta.
Desde já, contamos já com mais um sucesso em uma jornada de extremos aprendizados em nossa Educação Campeã.