A Secretaria Municipal da Educação de São José da Laje promoveu a Jornada Pedagógica de início do ano letivo 2025, ocorrida entre 11 e 13 de fevereiro de 2025, no Centro de Formação Profissional Professora Marta Arruda, que foi voltada a gestores/as escolares, coordenadores/as e professores/as da Rede Municipal de Ensino. O objetivo desses momentos formativos é potencializar, ainda mais, as práticas pedagógicas dos/as profissionais da Educação Municipal lajense.
Neste ano, a temática geral versou sobre “Formação integral, currículo e avaliação continuada: Como o compromisso com a aprendizagem e desenvolvimento integral transformam o modo de ser escola, considerando os indicadores?”. Ao longo de sua ocorrência, os/as professores/as formadores/as abordaram discussões sobre essa temática, em vista de contemplar todas as etapas de ensino atinentes a essa Rede.
Foram abordados os seguintes temas ao longo dos três dias de atividades: 1) Lei 15.100/2025, que dispõe sobre a utilização, por estudantes, de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais, inclusive celulares, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino; 2) Atualização do Projeto Político Pedagógico (PPP); 3) Educação Especial em São José da Laje; 4) Mudanças no Código Internacional de Doenças para o Transtorno do Espectro Autista (doravante, representada pela categoria 6A02); 5) atualização do Regimento Escolar nas instituições municipais de ensino; 6) Letramento Matemático: prática para aprendizagens de habilidades essenciais; 7) Orientações didático-pedagógicas para o componente Matemática/ano letivo de 2025; 8) As políticas públicas e o processo de aprendizagens na Educação de Jovens e Adultos (EJA): 9) Do pacto nacional pela superação do analfabetismo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); 10) Orientações didático-pedagógicas para as atividades da Educação de Jovens e Adultos para o ano letivo de 2025; 11) Avaliação de fluência leitora e indicadores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Formação Integral: desafios e caminhos para a qualidade na 1ª Infância, discutiu-se sobre a construção de ideias e práticas pedagógicas: leitura na construção do saber, com a participação da Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Professora Isabel Flaviana, e de estudantes participantes do PIBID. O encerramento foi realizado com o tratamento da temática voltada ao atendimento da Lei n. 10.639/2023, que determina há duas décadas o trabalho voltado à história e à cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar em vista de sua extrema importância histórica, cultural e pedagógica, como uma forma de recuperação e de visibilidade da população preta e parda. Nesse sentido, o título direcionador desse momento foi “Diversidade e Relações Étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena, com base na lei 10.639/2003 e 11.645/2008”.
A Jornada Pedagógica foi avaliada como bastante promissora, tanto por parte daqueles que a promoveram quanto por parte de seus participantes, de modo que reafirmou-se , mais uma vez, o compromisso da Educação Municipal lajense com a formação de profissionais qualificados/as e engajados/as nas práticas pedagógicas, garantindo, assim, um ensino de excelência para os/as estudantes do município.