A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 15 de novembro de 1938, na administração do prefeito Dr. Mário da Costa Guimarães, que possuía um grande acervo literário e doou uma parte de seus livros para a faculdade de Medicina de Alagoas e outra parte para compor o nosso acervo. Muitos de seus amigos contribuíram para a formação desse patrimônio, que leva a cultura da sociedade lajense.
Após a enchente de 1941, a Biblioteca foi reestruturada pelo seu fundador, que ainda se encontrava na Prefeitura. Em 1969, veio uma nova enchente e essa Biblioteca passou a funcionar numa sala de aula de uma escola, ainda de forma provisória, passando a ocupar um espaço no prédio da Secretaria Municipal da Educação.
Convém salientar que no Ministério da Cultura, Departamento Nacional do Livro, Fundação Biblioteca Nacional, consta o seu número de registro como: 02741, de 14 de janeiro de 1974. Em 10 de maio do ano 2000, conforme a Lei 067/00, recebeu a denominação de Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Galvão de Pontes, sancionada por Paulo Roberto Pereira de Araújo numa justíssima homenagem ao historiador e filho ilustre desta terra.
Na gestão do prefeito Bruno Rodrigo Valença de Araújo, teve o cuidado de olhar para a Educação Municipal e uma das grandes perspectivas era, justamente a Biblioteca, é nela que se encontra o desenvolvimento cultural da sociedade como um todo. O compromisso com o povo o fez procurar om órgão, necessário, para cessão e instalação da biblioteca, procurada por se encontrar em desmoronamento e sem nenhuma utilidade, a estação ferroviária, a fim de ser cedida à Biblioteca.
De acordo com os livros de registros, encontra-se que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte DNIT – outorga o direito aos alunos da Educação Pública da Escola Municipal Presidente Médici em São José da Laje Alagoas, nos moldes do termo de cessão nº 035/2015/DIF-DNIT. No parágrafo segundo, fica a Secretaria de Educação nos termos do caput, do referido artigo, autorizada a adotar providências na incumbência da destinação educacional da estação ferroviária de São José da Laje – AL, CNBP 12.40195, vinculando-as ao seu próprio orçamento e receita, observando as obrigações descritas: Decreto nº 84 de setembro de 2015; Decreto nº 87 de 22 de setembro de 2015; parágrafo 2º do art. 211 da constituição federal de 1988; na forma preconizada no art. 70 da Lei 9.394/96 LDB. Em 23 de dezembro de 2015, foi inaugurada conforme reestruturação da Estação Ferroviária de São Jose da Laje – AL.
Em síntese, devido à situação pandêmica por que temos passado, funcionamos seguindo as orientações do Mistério da Saúde. Atualmente, contamos com um acervo de 8.000 livros, além de um pequeno laboratório para pesquisas on-line, esse atendimento acontece de segunda a sexta, nos três turnos: manhã, tarde e noite. Todos que fazem parte desta Biblioteca trabalham com o propósito de atender da melhor maneira possível o seu público, levando todos os visitantes a viajarem no mundo da leitura. Estamos localizados à Avenida José Paulo Tenório, neste município.
Contato: bibliofernando@gmail.com