A SMED, com o apoio incondicional da Prefeitura Municipal da nossa cidade, fez o lançamento, no dia 6/9/2023, da obra “Escolas do campo: reconstruindo o passado e buscando identidade”, que foi construída a partir de uma coleta minuciosa de narrativas com moradores/as e ex-servidores que residem e/ou atuaram nas escolas campesinas, com vistas à recuperação das memórias das nossas tão queridas escolas.
Nesse momento especial, a diretora das escolas do campo, Solange Claudino, enfatizou que, para todos/as, a obra representa um grande marco histórico para as escolas campesinas do nosso município. Desse modo, pontuou que “Agora, com o lançamento da obra, o nosso município pode conhecer, detalhadamente, a riqueza da identidade de cada escola do campo”, conclui a diretora.
A prefeita da cidade, Angela Vanessa, destacou, ainda, que a obra, certamente, é um grande ganho social, cultural e, principalmente, histórico para nossa Educação Campeã, assim como, também, para a sociedade como um todo. Além disso, ela acrescentou que nosso objetivo com a obra é fazer com que mais pessoas possam conhecer a riqueza histórica e, principalmente, identitária de cada escola do campo, na singularidade de cada uma podemos, assim, perceber o quanto cada parte é importante para formação da nossa Educação Campeã.
Por fim, nossa Secretária de Educação, Glaudes Souza, agradeceu, imensamente, pelas ricas contribuições na construção desse material, e pontuou que ele contou com a colaboração de muitas mãos e, isso, reforça, mais ainda, a pluralidade de cada instituição de ensino na busca de nossa identidade enquanto Rede que busca uma formação pautada na criticidade dos/as nossos/as estudantes.
É importante deixar registrado, aqui, que esse evento aconteceu no Centro de Formação Profa. Marta Arruda e contou com a transmissão, ao vivo, por meio da página do Instagram, @smedlaje, confiram tudo, com o link a seguir: https://www.instagram.com/reel/Cw3Qvf4ubEP/?igshid=ZWI2YzEzYmMxYg==