PARECERES DESCRITIVOS - ANOS INICIAIS

2º ANO
A: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível considerado Ideal. Nesse caso, este(a) estudante é capaz de escrever textos curtos, por meio de ditado ou de forma autônoma; reconhece gêneros textuais curtos da esfera escolar; infere informação a partir do campo artístico-literário. Além disso, escreve pequenos textos, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece aspectos de humor e de ironia presentes nos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se também no nível Ideal, de modo que, nesse nível, associa e reconhece números inteiros até três ordens; relaciona objeto de mundo a formas geométricas planas (quadrado e retângulo); reconhece instrumento para medir relógio de ponteiro. Além disso, consegue identificar e atribuir sentidos à leitura de gráficos e mapas; constrói fatos básicos de adição e subtração; resolve problemas de adição, subtração, multiplicação e com ideias de metade e terça parte.
B: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível considerado Intermediário. Nesse caso, este(a) estudante é capaz de escrever razoavelmente textos curtos, por meio de ditado ou de forma autônoma; reconhece, ainda que com alguma dificuldade, gêneros textuais curtos da esfera escolar; infere incipientemente informação a partir do campo artístico-literário. Além disso, escreve, com algumas dificuldades, pequenos textos, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece, ainda que em fase inicial, aspectos de humor e de ironia presentes nos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se também no nível Intermediário, de modo que, nesse nível, associa e reconhece números inteiros até três ordens, ainda que precisando melhorar aspectos ao seu desenvolvimento pleno; relaciona parcialmente objeto de mundo a formas geométricas planas (quadrado e retângulo); reconhece, com alguma dificuldade, instrumento para medir relógio de ponteiro. Além disso, consegue identificar e atribuir sentidos à leitura de gráficos e mapas, ainda que em fase inicial; constrói fatos básicos de adição e subtração; resolve problemas de adição, subtração, multiplicação e com ideias de metade e terça parte, ainda que parcialmente.
C: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível considerado Regular. Nesse caso, este(a) estudante é pouco capaz de escrever textos curtos, por meio de ditado ou de forma autônoma, demonstrando considerável dificuldade; reconhece, ainda que com dificuldade, gêneros textuais curtos da esfera escolar; infere, em poucos casos, informação a partir do campo artístico-literário. Além disso, escreve, com dificuldades de consolidação de sua base alfabética, pequenos textos, atribuindo pouco sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece, com razoável dificuldade, aspectos de humor e de ironia presentes nos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se também no nível Regular, de modo que, nesse nível, pouco ou nada associa e reconhece números inteiros até três ordens, precisando melhorar aspectos ao seu desenvolvimento pleno; relaciona, com considerável dificuldade, objeto de mundo a formas geométricas planas (quadrado e retângulo); reconhece, com razoável dificuldade, instrumento para medir relógio de ponteiro e/ou, ainda, não consegue fazê-lo. Além disso, apresenta dificuldade para identificar e atribuir sentidos à leitura de gráficos e mapas; constrói fatos básicos de adição e subtração; resolve problemas de adição, subtração, multiplicação e com ideias de metade e terça parte, com dificuldade.
plugins premium WordPress