PARECERES DESCRITIVOS - ANOS INICIAIS

4º ANO
A: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível considerado Ideal. Nesse caso, este(a) estudante é capaz de escrever textos, relacionando a sua produção a gêneros textuais diferentes e com propósitos comunicativos distintos, tanto os da esfera escolar quanto os da vida cotidiana; infere informação a partir do campo artístico-literário, escolar e realiza produções orais e escritas de gêneros narrativos e argumentativos, de qualquer extensão textual. Além disso, escreve textos com elementos de coesão e de coerência, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece aspectos morfológicos e semânticos a partir dos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se também no nível Ideal, de modo que, nesse nível, associa e reconhece números inteiros, naturais e, de até a ordem da dezena de milhar; lê e elabora operações com adição, subtração, multiplicação, divisão e frações; relaciona objeto de mundo a formas geométricas simples e complexas; lê, escreve e reconhece números cardinais, ordinais e fracionários; utiliza operações simples e complexas para aplicar pesos e medidas, envolvendo números inteiros e fracionados. Além disso, consegue identificar e atribuir sentidos à leitura de gráficos, tabelas e mapas.
B: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível considerado Intermediário. Nesse caso, este(a) estudante consegue escrever textos, relacionando a sua produção a gêneros textuais diferentes e com propósitos comunicativos distintos, ainda que com alguma dificuldade, tanto os da esfera escolar quanto os da vida cotidiana; infere informação a partir do campo artístico-literário, escolar e realiza produções orais e escritas de gêneros narrativos e argumentativos, ainda que de curta extensão textual. Além disso, escreve textos, ainda que apresentando alguns desvios, com elementos de coesão e de coerência, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece, com razoabilidade, aspectos morfológicos e semânticos a partir dos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se também no nível Intermediário, de modo que, nesse nível, associa e reconhece números inteiros, naturais e, de até a dezena de milhar, ainda que com dificuldade nos de três e quatro ordens; lê e elabora algumas operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e frações; relaciona objeto de mundo a formas geométricas simples e algumas complexas; lê, escreve e reconhece, ainda que com dificuldade, números cardinais, ordinais e fracionários; utiliza operações simples e, em alguns casos, complexas para aplicar pesos e medidas, envolvendo números inteiros e fracionados. Além disso, consegue identificar e atribuir sentidos à leitura de gráficos, tabelas e mapas, ainda que de forma incipiente.
C: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa, encontra-se no nível considerado Regular. Nesse caso, este(a) estudante consegue pouco escrever textos, relacionando a sua produção a gêneros textuais diferentes e com propósitos comunicativos distintos, tanto os da esfera escolar quanto os da vida cotidiana; infere embrionariamente informação a partir do campo artístico-literário, escolar e realiza produções orais e escritas de gêneros narrativos e argumentativos, ainda que de curta extensão textual. Além disso, escreve textos, ainda que apresentando desvios, com elementos de coesão e de coerência, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece, com dificuldade, aspectos morfológicos e, por vezes, semânticos a partir dos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se também no nível Regular, de modo que, nesse nível, associa e reconhece números inteiros, naturais e, de até a dezena de milhar, ainda que com dificuldade nos de três e quatro ordens; lê e elabora algumas operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e frações, com considerável dificuldade; relaciona objeto de mundo a formas geométricas simples; lê, escreve e reconhece, com dificuldade, números cardinais, ordinais e, ainda que de forma iniciante, os fracionários; utiliza operações simples para aplicar pesos e medidas, envolvendo números inteiros e fracionados. Além disso, consegue identificar e atribuir sentidos, ainda com a apresentação de dificuldades, à leitura de gráficos, mapas e, poucas vezes, de tabelas.
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