PARECERES DESCRITIVOS - ANOS INICIAIS
4º ANO
A: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua
Portuguesa, encontra-se no nível considerado Ideal. Nesse caso,
este(a) estudante é capaz de escrever textos, relacionando a sua
produção a gêneros textuais diferentes e com propósitos
comunicativos distintos, tanto os da esfera escolar quanto os da vida
cotidiana; infere informação a partir do campo artístico-literário,
escolar e realiza produções orais e escritas de gêneros narrativos e
argumentativos, de qualquer extensão textual. Além disso, escreve
textos com elementos de coesão e de coerência, atribuindo sentido
àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto
de vista das figuras de linguagem, reconhece aspectos morfológicos
e semânticos a partir dos textos acessados e/ou produzidos. Quanto
à Matemática, encontra-se também no nível Ideal, de modo que,
nesse nível, associa e reconhece números inteiros, naturais e, de
até a ordem da dezena de milhar; lê e elabora operações com
adição, subtração, multiplicação, divisão e frações; relaciona objeto
de mundo a formas geométricas simples e complexas; lê, escreve e
reconhece números cardinais, ordinais e fracionários; utiliza
operações simples e complexas para aplicar pesos e medidas,
envolvendo números inteiros e fracionados. Além disso, consegue
identificar e atribuir sentidos à leitura de gráficos, tabelas e mapas.
B: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua
Portuguesa, encontra-se no nível considerado Intermediário. Nesse
caso, este(a) estudante consegue escrever textos, relacionando a
sua produção a gêneros textuais diferentes e com propósitos
comunicativos distintos, ainda que com alguma dificuldade, tanto os
da esfera escolar quanto os da vida cotidiana; infere informação a
partir do campo artístico-literário, escolar e realiza produções orais e
escritas de gêneros narrativos e argumentativos, ainda que de curta
extensão textual. Além disso, escreve textos, ainda que
apresentando alguns desvios, com elementos de coesão e de
coerência, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao
propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem,
reconhece, com razoabilidade, aspectos morfológicos e semânticos
a partir dos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à
Matemática, encontra-se também no nível Intermediário, de modo
que, nesse nível, associa e reconhece números inteiros, naturais e,
de até a dezena de milhar, ainda que com dificuldade nos de três e
quatro ordens; lê e elabora algumas operações de adição,
subtração, multiplicação, divisão e frações; relaciona objeto de
mundo a formas geométricas simples e algumas complexas; lê,
escreve e reconhece, ainda que com dificuldade, números cardinais,
ordinais e fracionários; utiliza operações simples e, em alguns casos,
complexas para aplicar pesos e medidas, envolvendo números
inteiros e fracionados. Além disso, consegue identificar e atribuir
sentidos à leitura de gráficos, tabelas e mapas, ainda que de forma
incipiente.
C: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua
Portuguesa, encontra-se no nível considerado Regular. Nesse caso,
este(a) estudante consegue pouco escrever textos, relacionando a
sua produção a gêneros textuais diferentes e com propósitos
comunicativos distintos, tanto os da esfera escolar quanto os da vida
cotidiana; infere embrionariamente informação a partir do campo
artístico-literário, escolar e realiza produções orais e escritas de
gêneros narrativos e argumentativos, ainda que de curta extensão
textual. Além disso, escreve textos, ainda que apresentando desvios,
com elementos de coesão e de coerência, atribuindo sentido àquilo
que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do ponto de
vista das figuras de linguagem, reconhece, com dificuldade,
aspectos morfológicos e, por vezes, semânticos a partir dos textos
acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se
também no nível Regular, de modo que, nesse nível, associa e
reconhece números inteiros, naturais e, de até a dezena de milhar,
ainda que com dificuldade nos de três e quatro ordens; lê e elabora
algumas operações de adição, subtração, multiplicação, divisão e
frações, com considerável dificuldade; relaciona objeto de mundo a
formas geométricas simples; lê, escreve e reconhece, com
dificuldade, números cardinais, ordinais e, ainda que de forma
iniciante, os fracionários; utiliza operações simples para aplicar
pesos e medidas, envolvendo números inteiros e fracionados. Além
disso, consegue identificar e atribuir sentidos, ainda com a
apresentação de dificuldades, à leitura de gráficos, mapas e, poucas
vezes, de tabelas.