PARECERES DESCRITIVOS - ANOS INICIAIS
2º ANO
A: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa,
encontra-se no nível considerado Ideal. Nesse caso, este(a) estudante
é capaz de escrever textos curtos, por meio de ditado ou de forma
autônoma; reconhece gêneros textuais curtos da esfera escolar; infere
informação a partir do campo artístico-literário. Além disso, escreve
pequenos textos, atribuindo sentido àquilo que foi produzido quanto ao
propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem,
reconhece aspectos de humor e de ironia presentes nos textos
acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se
também no nível Ideal, de modo que, nesse nível, associa e reconhece
números inteiros até três ordens; relaciona objeto de mundo a formas
geométricas planas (quadrado e retângulo); reconhece instrumento
para medir relógio de ponteiro. Além disso, consegue identificar e
atribuir sentidos à leitura de gráficos e mapas; constrói fatos básicos
de adição e subtração; resolve problemas de adição, subtração,
multiplicação e com ideias de metade e terça parte.
B: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua Portuguesa,
encontra-se no nível considerado Intermediário. Nesse caso, este(a)
estudante é capaz de escrever razoavelmente textos curtos, por meio
de ditado ou de forma autônoma; reconhece, ainda que com alguma
dificuldade, gêneros textuais curtos da esfera escolar; infere
incipientemente informação a partir do campo artístico-literário. Além
disso, escreve, com algumas dificuldades, pequenos textos, atribuindo
sentido àquilo que foi produzido quanto ao propósito comunicativo. Do
ponto de vista das figuras de linguagem, reconhece, ainda que em
fase inicial, aspectos de humor e de ironia presentes nos textos
acessados e/ou produzidos. Quanto à Matemática, encontra-se
também no nível Intermediário, de modo que, nesse nível, associa e
reconhece números inteiros até três ordens, ainda que precisando
melhorar aspectos ao seu desenvolvimento pleno; relaciona
parcialmente objeto de mundo a formas geométricas planas (quadrado
e retângulo); reconhece, com alguma dificuldade, instrumento para
medir relógio de ponteiro.
Além disso, consegue identificar e atribuir sentidos à leitura de
gráficos e mapas, ainda que em fase inicial; constrói fatos básicos
de adição e subtração; resolve problemas de adição, subtração,
multiplicação e com ideias de metade e terça parte, ainda que
parcialmente.
C: Nível correspondente ao(à) estudante que, em Língua
Portuguesa, encontra-se no nível considerado Regular. Nesse caso,
este(a) estudante é pouco capaz de escrever textos curtos, por meio
de ditado ou de forma autônoma, demonstrando considerável
dificuldade; reconhece, ainda que com dificuldade, gêneros textuais
curtos da esfera escolar; infere, em poucos casos, informação a
partir do campo artístico-literário. Além disso, escreve, com
dificuldades de consolidação de sua base alfabética, pequenos
textos, atribuindo pouco sentido àquilo que foi produzido quanto ao
propósito comunicativo. Do ponto de vista das figuras de linguagem,
reconhece, com razoável dificuldade, aspectos de humor e de ironia
presentes nos textos acessados e/ou produzidos. Quanto à
Matemática, encontra-se também no nível Regular, de modo que,
nesse nível, pouco ou nada associa e reconhece números inteiros
até três ordens, precisando melhorar aspectos ao seu
desenvolvimento pleno; relaciona, com considerável dificuldade,
objeto de mundo a formas geométricas planas (quadrado e
retângulo); reconhece, com razoável dificuldade, instrumento para
medir relógio de ponteiro e/ou, ainda, não consegue fazê-lo. Além
disso, apresenta dificuldade para identificar e atribuir sentidos à
leitura de gráficos e mapas; constrói fatos básicos de adição e
subtração; resolve problemas de adição, subtração, multiplicação e
com ideias de metade e terça parte, com dificuldade.