PARECERES DESCRITIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA

Crianças Pequenas II
A: Nos aspectos psicológicos e sociais, a criança estabelece bom relacionamento com todos, evidenciando sinais de competências socioemocionais. Responde positivamente as ações de autonomia e outros estímulos do campo de experiências "O eu, o outro e o nós". Nos aspectos físicos, apresenta bom desenvolvimento motor conforme se observa nas atividades do campo de experiências "Corpo, gestos e movimentos", demonstrando compreensão, controle e equilíbrio do esquema corporal, conseguindo com autonomia, explorar espaços, participar de jogos e brincadeiras sem necessidade de assistência de outras pessoas. Realiza habilidades motoras finas como desenhar, modelar de forma livre ou dirigida. Tem controle de traços, orientação espacial, lateralidade, assim como realiza sem dificuldades atividades que requerem força e velocidade. Ademais, destaca-se no envolvimento nas atividades relacionadas a música, dança e teatro, contribuindo nos objetivos do campo "Traços, sons, cores e formas". E por fim, nos aspectos intelectuais, tem habilidades para aprender sem dificuldades, demonstrando boa discriminação visual e auditiva, percepção, atenção, pensamento crítico, linguagem oral e escrita, participa com autonomia de atividades que envolvem consciência fonológica como brincadeiras com ritmos, rimas e aliterações. Reconhece e escreve seu nome próprio, aprecia diferentes portadores de textos e identifica palavras estudadas. Tem um bom desempenho de memória e raciocínio, reconhece quantidades e numerais em diferentes contextos, consegue resolver situações problemas que envolvam ideia de juntar e diminuir, evidenciando um desenvolvimento positivo nos campos de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" e “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações”. Ele(a) encontra-se no nível considerado Ideal.
B: Nos aspectos psicológicos e sociais, a criança realizar com alguma dificuldade, relacionamento com os colegas e profissionais da instituição, e outras competências socioemocionais. Responde com um pouco de dificuldade, ações de autonomia e outros estímulos do campo de experiências "O eu, o outro e o nós", mostrando timidez em interagir e ampliar suas relações interpessoais com autonomia. Nos aspectos físicos, apresenta alguma dificuldade no desenvolvimento motor conforme se observa nas atividades do campo de experiências "Corpo, gestos e movimentos", demonstrando controle e equilíbrio do esquema corporal, conseguindo explorar espaços, participar de jogos e brincadeiras, explorando materiais e objetos de diversas formas com a necessidade da assistência de outras pessoas. Realiza com alguma dificuldade habilidades motoras finas como desenhar, modelar de forma livre ou dirigida. Ademais, realiza com ajuda atividades relacionadas a música, dança e teatro, o que contribui para o seu progresso nos objetivos do campo "Traços, sons, cores e formas". E por fim, nos aspectos intelectuais, realiza com alguma dificuldade as atividades propostas em sala, demonstra boa imaginação, mas apresenta alguma dificuldade no pensamento crítico, linguagem oral e escrita, participa com ajuda de atividades que envolvem consciência fonológica como brincadeiras com ritmos, rimas e aliterações. Precisa de ajuda para reconhece e escreve seu nome próprio e identificar palavras estudadas. Apresenta alguma dificuldade no desempenho de memória e raciocínio, reconhece quantidades e numerais em diferentes contextos com ajuda, assim como resolver situações problemas que envolvam ideia de juntar e diminuir, evidenciando seu desenvolvimento nos campos de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" e “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações”. Ele(a) encontra-se no nível considerado Intermediário.
C: Nos aspectos psicológicos e sociais, a criança apresenta dificuldades relacionadas as competências socioemocionais. Responde com um pouco de dificuldade, ações de autonomia e outros estímulos do campo de experiências "O eu, o outro e o nós", mostrando timidez em interagir e ampliar suas relações interpessoais com autonomia. Nos aspectos físicos, apresenta alguma dificuldade no desenvolvimento motor conforme se observa nas atividades do campo de experiências "Corpo, gestos e movimentos", conseguindo explorar espaços, participar de jogos e brincadeiras, explorar materiais e objetos de diversas formas com a necessidade da assistência de outras pessoas. Realiza com alguma dificuldade habilidades motoras finas como desenhar, modelar de forma livre ou dirigida. Ademais, realiza com ajuda atividades relacionadas a música, dança e teatro, o que contribui para o seu progresso nos objetivos do campo "Traços, sons, cores e formas". E por fim, nos aspectos intelectuais, realiza as atividades propostas em sala com dificuldade, demonstrando necessidade de assistência de outras pessoas; apresenta alguma dificuldade no pensamento crítico, linguagem oral e escrita, participa com ajuda de atividades que envolvem consciência fonológica como brincadeiras com ritmos, rimas e aliterações. Precisa de ajuda para reconhecer e escrever seu nome próprio e tem dificuldade em identificar palavras estudadas. Apresenta alguma dificuldade no desempenho de memória e raciocínio, reconhece quantidades e numerais em diferentes contextos com ajuda, realiza com ajuda situações problemas que envolvam ideia de juntar, evidenciando seu desenvolvimento nos campos de experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" e “Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações”. Ele(a) encontra-se no nível considerado Regular.
plugins premium WordPress