PARECERES DESCRITIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
Crianças Pequenas II
A: Nos aspectos psicológicos e sociais, a criança estabelece bom
relacionamento com todos,
evidenciando sinais de competências socioemocionais. Responde
positivamente as ações de autonomia e outros estímulos do campo
de experiências "O eu, o outro e o nós".
Nos aspectos físicos, apresenta bom desenvolvimento motor
conforme se observa nas atividades do campo de experiências
"Corpo, gestos e movimentos", demonstrando compreensão,
controle e equilíbrio do esquema corporal, conseguindo com
autonomia, explorar espaços, participar de jogos e brincadeiras sem necessidade
de assistência de outras pessoas. Realiza habilidades motoras finas
como desenhar, modelar de forma livre ou dirigida. Tem controle de
traços, orientação espacial, lateralidade, assim como realiza sem
dificuldades atividades que requerem força e velocidade. Ademais, destaca-se no envolvimento nas atividades relacionadas a música, dança e teatro, contribuindo nos objetivos do campo "Traços, sons, cores e
formas".
E por fim, nos aspectos intelectuais, tem habilidades para aprender
sem dificuldades, demonstrando boa discriminação visual e auditiva,
percepção, atenção, pensamento crítico,
linguagem oral e escrita, participa com autonomia de atividades que
envolvem consciência fonológica como brincadeiras com ritmos,
rimas e aliterações. Reconhece e escreve seu nome próprio, aprecia diferentes portadores de textos e identifica palavras estudadas. Tem um bom desempenho de memória e
raciocínio, reconhece quantidades e numerais em diferentes
contextos, consegue resolver situações problemas que envolvam
ideia de juntar e diminuir, evidenciando um desenvolvimento
positivo nos campos de experiências "Escuta, fala, pensamento e
imaginação" e “Espaço, tempo, quantidades, relações e
transformações”. Ele(a) encontra-se no nível considerado Ideal.
B: Nos aspectos psicológicos e sociais, a criança realizar com
alguma dificuldade, relacionamento com os colegas e profissionais
da instituição, e outras competências socioemocionais. Responde
com um pouco de dificuldade, ações de autonomia e outros
estímulos do campo de experiências "O eu, o outro e o nós",
mostrando timidez em interagir e ampliar suas relações
interpessoais com autonomia.
Nos aspectos físicos, apresenta alguma dificuldade no
desenvolvimento motor conforme se observa nas atividades do
campo de experiências "Corpo, gestos e movimentos",
demonstrando controle e equilíbrio do esquema corporal,
conseguindo explorar espaços, participar de jogos e brincadeiras,
explorando materiais e objetos de diversas formas com a
necessidade da assistência de outras pessoas. Realiza com alguma
dificuldade habilidades motoras finas como desenhar, modelar de
forma livre ou dirigida. Ademais, realiza com ajuda atividades
relacionadas a música, dança e teatro, o que contribui para o seu
progresso nos objetivos do campo "Traços, sons, cores e formas".
E por fim, nos aspectos intelectuais, realiza com alguma
dificuldade as atividades propostas em sala, demonstra boa
imaginação, mas apresenta alguma dificuldade no pensamento
crítico, linguagem oral e escrita, participa com ajuda de atividades
que envolvem consciência fonológica como brincadeiras com ritmos,
rimas e aliterações. Precisa de ajuda para reconhece e escreve seu
nome próprio e identificar palavras estudadas. Apresenta alguma
dificuldade no desempenho de memória e raciocínio, reconhece
quantidades e numerais em diferentes contextos com ajuda, assim
como resolver situações problemas que envolvam ideia de juntar e
diminuir, evidenciando seu desenvolvimento nos campos de
experiências "Escuta, fala, pensamento e imaginação" e “Espaço,
tempo, quantidades, relações e transformações”. Ele(a) encontra-se
no nível considerado Intermediário.
C: Nos aspectos psicológicos e sociais, a criança apresenta
dificuldades relacionadas as competências socioemocionais.
Responde com um pouco de dificuldade, ações de autonomia e
outros estímulos do campo de experiências "O eu, o outro e o nós",
mostrando timidez em interagir e ampliar suas relações
interpessoais com autonomia.
Nos aspectos físicos, apresenta alguma dificuldade no
desenvolvimento motor conforme se observa nas atividades do
campo de experiências "Corpo, gestos e movimentos", conseguindo
explorar espaços, participar de jogos e brincadeiras, explorar
materiais e objetos de diversas formas com a necessidade da
assistência de outras pessoas. Realiza com alguma dificuldade
habilidades motoras finas como desenhar, modelar de forma livre ou
dirigida. Ademais, realiza com ajuda atividades relacionadas a
música, dança e teatro, o que contribui para o seu progresso nos
objetivos do campo "Traços, sons, cores e formas".
E por fim, nos aspectos intelectuais, realiza as atividades
propostas em sala com dificuldade, demonstrando necessidade de
assistência de outras pessoas; apresenta alguma dificuldade no
pensamento crítico, linguagem oral e escrita, participa com ajuda de
atividades que envolvem consciência fonológica como brincadeiras
com ritmos, rimas e aliterações. Precisa de ajuda para reconhecer e
escrever seu nome próprio e tem dificuldade em identificar palavras
estudadas. Apresenta alguma dificuldade no desempenho de
memória e raciocínio, reconhece quantidades e numerais em
diferentes contextos com ajuda, realiza com ajuda situações
problemas que envolvam ideia de juntar, evidenciando seu
desenvolvimento nos campos de experiências "Escuta, fala,
pensamento e imaginação" e “Espaço, tempo, quantidades, relações
e transformações”. Ele(a) encontra-se no nível considerado Regular.